Fast Fashion Ou Slow Fashion | O Que Adoptar? - Clothes Up

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Fast Fashion Ou Slow Fashion | O Que Adoptar?

Entre ser adepta do fast fashion ou do slow fashion, quais as diferenças?

Apesar de poder haver muita gente que nunca ouviu falar nisto do fast e do slow fashion, estes termos têm aparecido cada vez mais no nosso dia-a-dia e há que compreendê-los bem antes de decidir em qual destas categorias nos encaixamos!

Fashion

Fast Fashion

Este conceito de moda rápida é exactamente o que o nome indica, a roupa é produzida rapidamente, comprada num ápice e usada durante muito pouco tempo.
Por norma, as roupas que pertencem ao conceito da moda rápida são mais baratas que as outras, pois são produzidas mesmo com o intuito de usar durante pouco tempo e substituir por novos modelos em curtos períodos.
Segundo um estudo da Forbes, as peças de fast fashion são usadas menos de 5 vezes e mantidas por aproximadamente 35 dias, produzem cerca de 400% a mais da emissão de carbono por unidade anualmente do que peças utilizadas 50 vezes e usadas por um ano inteiro.

Slow Fashion

Este conceito engloba um movimento de moda lenta que, para além de se preocupar com o tempo que as peças demoram a ser feitas e são posteriormente usadas, preocupa-se com os impactos que isso tem para o ambiente.
A ideia deste movimento é tornar a moda mais sustentável. Escolher bem as peças a comprar, comprar menos e fazê-las durar.

Apesar deste movimento tentar influenciar a produção local e a compra de produtos da nossa área, e apesar de esse tipo de peças ser mais cara porque é produzido noutras condições, há quem consiga encaixar-se neste movimento comprando nas lojas tradicionais.

Eu cheguei à conclusão que apesar de ser consumidora das lojas típicas, consideradas de fast fashion, uso as mesmas peças durante vários anos. E, como compro em consciência, sem grandes exageros e sempre a pensar como posso usar as peças, posso dizer que estou a aderir a este movimento de moda lenta. E vocês?

Sem comentários:

Enviar um comentário