A Minha História Estranha Com Uma Recrutadora - Clothes Up

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A Minha História Estranha Com Uma Recrutadora

Já contei várias histórias sobre a minha experiência profissional, mas esta história é mesmo estranha!

História
Depois da minha segunda experiência profissional ter acabado como acabou, fui operada e, mal tive alta, comecei a procurar trabalho!

Não sei se sabem ou se já repararam, mas agora, grande parte das ofertas de trabalho são colocadas online pelas empresas recrutadoras e não pelas empresas que de facto precisam de trabalhadores. E esta é a minha história com uma dessas empresas...

Para quem não sabe, eu sou de marketing e as minhas experiências anteriores estão relacionadas com o marketing digital e com a gestão de conteúdos.
Um dia estava no pc a procurar trabalho e vi uma oferta para "Assistente de gestão de conteúdos". Como tenho pouca experiência, pensei que seria o ideal para começar, pois, por normal, a palavra "assistente" está associada a postos de iniciante.
A oferta parecia super normal e de acordo com a minha área. Falava em edição de conteúdos e nas ferramentas a usar, falava em actualizar sites e por aí fora!

No dia seguinte fui à entrevista. Era para uma empresa que pertence ao estado (mas eu não seria funcionária pública) e foi-me explicado que a função era marketing para vários órgãos diferentes e que um dia podíamos trabalhar com um e no dia seguinte com outro.
Disseram-me que seria para receber o salário mínimo e trabalhar de segunda a sexta, com um contrato sem termo.

Pensei "Para quem tem mestrado, o salário mínimo é pouco... mas estou desempregada, é melhor que nada". Depois lembrei--me que tinha ido a outra entrevista noutra recrutadora para trabalhar nesta mesma empresa do estado... mas a receber mais! Achei estranho mas achei que era esta recrutadora a "comer" mais comissão... É que parecendo que não, a descrição das funções foi praticamente igual nas duas entrevistas... Mas vá!

Ligaram-me a dizer que fiquei e que começava segunda-feira. Enviaram-me uns papéis que serviam de informação para o contrato e disseram que esse contrato era para ser assinado nesse primeiro dia.

Cheguei lá e adorei o espaço, achei imensa piada às pessoas do escritório e adorei o facto da empresa ser enorme e dizerem que havia possibilidade de crescimento. A parte estranha começou depois!
Disseram-me que o trabalho consistia apenas em pegar nas coisas de um site que vai acabar e copiá-las para outro site. Disseram que isso tinha de ser tudo feito até meio de Agosto e que ia implicar trabalhar nos fins-de-semana.

Red Flags, Red Flags, Red Flags!

Não disse a ninguém, mas a minha cabeça só pensava "Isto não é marketing, não foi isto que me disseram". E piorou tudo quando passámos noutra zona da empresa e me disseram "Aqui é o departamento de comunicação". Era ali que eu devia estar... E não estava!

Chegou à hora de almoço e saí do escritório. Liguei à minha mãe e ao meu namorado e ambos me disseram para fazer o que eu queria. E o que eu queria era ir embora dali!
Liguei à recrutadora e nada. Mandei um e-mail a explicar a situação e disse-lhe que me sentia enganada pela forma como tudo me foi apresentado na entrevista, ao que ela respondeu "Você sempre soube tudo, bastava ler o nome do posto escrito no anúncio"!!

Saí e segui a minha vida... Mas passado uns dias ligaram-me: "Pode passar no escritório para assinar o contrato para lhe pagarmos o dia?".

What??? Mais Red Flags!

Disse-lhes que nem sequer trabalhei. Não ia assinar contrato nenhum e nem queria receber nada, pois não fiz nada para o merecer!
Disseram que iam denunciar o caso à Segurança Social porque eu tinha abandonado o posto de trabalho e isso tinha de ser reportado. ?!
A minha mãe disse que seria só uma ameaça e para ignorar, mas uns dias depois recebi uma carta deles. Dizia que iam denunciar o contrato, segundo uma lei qualquer, e que não tinha direito a pagamentos ou indemnizações!

Hello gente... Não quero pagamento nenhum! Denunciem o que quiserem!!

Entretanto, fui ao multibanco para fazer qualquer coisa e vi que a tal recrutadora me pagou... Sério? Alguém me explica?

vos aconteceu alguma coisa parecida? Eu sei que podia perfeitamente lá ter ficado e ganhava algum... Ainda por cima está difícil arranjar coisas na área em Portugal. Mas não conseguia!
Preferi voltar à caça e procurar... Há-de acontecer!

2 comentários:

  1. Bem, que história mais "marada". Infelizmente, há sempre empresas com "golpes" desses. Aquilo que deves fazer é tentar obter informações de até onde é que isso é possível (o facto de eles denunciarem e afins) para estares preparada. Espero que não voltes a passar pelo mesmo e pensa que "atrás de uma montanha, vem outra mais alta". Boa sorte!! Vais encontrar a tua oportunidade.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar