Cirurgia Ocular | Preparação, Preço E Pós-Operatório - Clothes Up

terça-feira, 12 de junho de 2018

Cirurgia Ocular | Preparação, Preço E Pós-Operatório

Para quem não sabe fiz recentemente uma cirurgia ocular e este post é sobre isso mesmo!

Cirurgia

Desde que me lembro que tenho estrabismo. Nasci dita "normal", mas devido a um caso de
negligência médica, o nervo que une os meus dois olhos encolheu, deixando-me com os olhos tortos!

Comecei a usar óculos com 3 meses. Andei com uns autocolantes nos interiores das lentes (perto do nariz) para obrigar os olhos a afastarem-se e a irem para a posição normal. Andei meses com os olhos tapados e nada resultava. Fui operada e voltou tudo ao mesmo... Fui operada uma segunda vez e, mais uma vez, voltou tudo ao que era.

Cirurgia

Com 14 anos comecei a pensar em ser operada novamente e consultei um médico que me disse que as operações não tiveram sucesso porque eu crescia e o enxerto não acompanhava o crescimento. O ideal era esquecer a ideia naquela altura e voltar a pensar em operações aos olhos quando parasse de crescer. O médico até me disse que, no meu caso, havia de ser entre os 21 e os 23 anos.

No início deste ano, como estava desempregada, pensei que seria uma boa altura para avançar. Tinha andado a juntar dinheiro e já tinha passado a idade sugerida pelo médico.

Fui às Torres de Lisboa, ao Instituto de Microcirurgia Ocular, onde tinha ido com 14 anos e falei com o mesmo médico. Decidimos avançar. Era só fazer uns exames e marcar a data...

Preparação

Fiz os exames que eram precisos e a médica que os analisou ficou muito espantada com os resultados. Por norma, quem é estrábico vê com um olho de cada vez e consegue "trocar de olho" (quase como escolher com que olho quer ver as coisas). É óbvio que existe um olho mais forte que é o que mais usamos para ver as coisas e um mais fraco que é o que entorta mais.
No meu caso, o meu olho mais forte e que eu mais usava para ver era o esquerdo, mas, mesmo assim, o esquerdo era o olho que eu mais entortava!

Cirurgia

Fiquei despachada dos exames logo na primeira semana de Fevereiro e pedi ao médico que me operasse o mais cedo possível. Por ele tudo bem, mas tinha de conseguir conjugar horários com uma médica assistente (que trabalha noutro sítio) e com o anestesista...
E não é que tive 2 meses sem saber de nada porque não conseguiam falar com a médica?

Sou sincera e digo-vos que me estava a passar. Continuava sem trabalho e não podia procurar porque o médico me disse que depois não ia poder usar o computador e estava a ver o tempo passar e passar. Sugeriram-me que fosse à Deco queixar-me, mas antes de ir decidi dizer isso ao Instituto. Dois dias depois marcaram a operação para a sexta feira a seguir!

Preço

Numa das consultas antes da operação perguntei logo o preço. Não me sabiam dizer ao certo!
Esta é uma operação por gastos em que se paga o que se gasta. Quanto mais material for preciso, mais cara fica a cirurgia.
Perguntei se não havia uma média de valores e disseram-me que podia rondar os 2 mil euros por olho, mas que, nem sempre, é preciso operar os dois olhos.
O pior é que como já tinha sido operada duas vezes, não se sabia como estava a situação por dentro e isso podia exigir mexer nos dois lados e usar mais material que a média.

Pós-Operatório

Cheguei lá às duas da tarde como me pediram. Ia cheinha de fome que nem vos conto!! Tinha acordado às 6.30 da manhã para comer porque depois tinha de ter mais de 6h de jejum...
Prepararam-me e tal e depois já só me lembro de acordar!
Cada operação é diferente e cada acordar também, mas como tinha entrado calma, acordei calma também!
Tinha os dois olhos tapados, mas tinha noção de que não os devia tentar abrir então isso não me custou nada!

Estava tão irritadiça que qualquer coisa me punha os nervos em franja. Tinha um senhor ao meu lado que falava que se desunhava e as enfermeiras ainda lhe davam mais corda... Eu só grunhia! Não tinha mesmo paciência!!
As enfermeiras foram lá e disseram que me iam destapar um dos olhos para eu poder ver qualquer coisa em casa, apesar do médico dizer que nos adultos não costuma fazê-lo no próprio dia!

Depois de umas duas horas no recobro, lá me destaparam o olho e pude ir para a minha sala, para perto da minha mãe e do Diogo. Deram-me um sumo e umas bolachas e veio tudo fora. Estava tão mal disposta que até tive de levar uma injecção qualquer para ver se os enjoos passavam.
Mais tarde fiquei a saber que não foi preciso fazerem novo enxerto, bastou "descolar" o enxerto anterior que tinha aderido ao olho e, por isso, é que estava curto.

Fui para casa e no dia seguinte voltei lá para destapar o outro olho. O médico deu-me três pingos diferentes para usar ao longo do dia e uma pomada para antes de dormir.
Para além dos medicamentos, tive duas semanas sem poder usar o telemóvel e um mês sem poder usar computador. A ideia era não focar nenhum objecto ao perto, pois isso aproxima os olhos.
Juntamente com estes cuidados, tinha uns exercícios para fazer para ajudar o olho direito a afastar-se do esquerdo.

Hoje, continuo com os exercícios e em vez de ter os 3 pingos já só tenho um. Já se nota uma melhoria, mas nunca vai ter um aspecto 100% perfeito. De qualquer das formas já tive uma melhoria de mais de 10 graus (e pode ainda melhorar mais até acabar a cicatrização).
O mais importante agora, é obrigar o meu cérebro a olhar para as coisas com o olho esquerdo, continuar com os exercícios e usar sempre os óculos. Assim o aspecto fica como podem ver abaixo:

Cirurgia

A meio de Julho vou a uma nova consulta e espero conseguir afastar ligeiramente mais o olho direito.
Acho que já consegui que não houvesse aderência desta vez, por isso já estou satisfeita!!

Para muitas pessoas pode não ser uma diferença muito grande, ou pode até nem se notar nada, mas acreditem que se nota. Ora reparem nestas fotografias!

CirurgiaCirurgia

Vocês já passaram por alguma situação semelhante? Contem tudo nos comentários!






4 comentários:

  1. Fico muito contente que tenha corrido bem, nota-se mesmo uma grande diferença!
    Confesso que não estou muito por dentro do processo de cirurgia ocular e por isso achei o post bastante interessante, vou ficar atenta à continuação da tua jornada ;)

    Beijinhos!!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Este é um assunto meio sensível para mim, mas ver que se notam melhorias é um grande boost para a minha auto-estima!

      Eliminar
  2. Que bom que correu bem... nota.se bem nas fotos que melhorou e espero mesmo ke melhor muito mais, pois es mto linda... pensamento positivo que vai melhorar bem mais...
    Gostei do post e achei.lo diferente e mto interessante...

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom ler comentários assim e perceber que há apoio do outro lado dos posts! Fico muito contente com estas palavras :)

    ResponderEliminar