Fui Vítima De Negligência Médica - Clothes Up

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Fui Vítima De Negligência Médica

É só de mim, ou este título parece ideal para a "Casa dos Segredos"? Mas a verdade é que fui mesmo vítima de negligência médica!

Começando pelo princípio... Eu nasci "normal", perfeitinha, digamos assim. Tinha os dedos todos, os olhos direitos e algum cabelo... mas estava amarela porque nasci com icterícia.
Para quem não sabe, este problema é bastante comum após os nascimentos e, quando tratado rapidamente, não deixa sequelas. O problema está quando aparece em níveis mais altos e é preciso colocar os bebés na incubadora para receber fototerapia (com luz azul).

Foi isto que me aconteceu. Fui para a incubadora e estive lá cerca de 9 dias. Mas o que é que correu mal nisto?
Quem me pôs na incubadora não me tapou os olhos e eles estiveram alguns dias expostos à tal luz azul...

Tapar os olhos é um procedimento obrigatório nestes casos (se pesquisarem na internet "fototerapia neonatal" vão confirmar isso) porque a luz é tão forte que chega a danificar o nervo óptico.

Resumindo, após estar alguns dias com a luz directamente nos olhos, o nervo que une os dois olhos foi "queimado" e encurtou, deixando-me com estrabismo.
No meu caso, o olho mais forte está sempre na posição normal e o outro ligeiramente mais para dentro. É óbvio que há alturas em que se nota mais e outras em que se nota menos!

Negligência

Como tudo isto se passou há 25 anos atrás, os meus pais nunca se lembraram de se queixar da negligência médica. Não pensaram nisso ou nem sequer sabiam que tinham o direito de o fazer... Se calhar até lhes disseram que já tinha nascido assim (coisa que depois foi desmentida por outros médicos).

Fui crescendo com os olhos tortos e uso óculos desde os 3 meses. Desde cedo que se tentou corrigir isto... Usei uns adesivos nas lentes dos óculos para os obrigar a evitar certas posições e até andei com o olho dominante tapado durante uns tempos, mas nada resultou.

Fui operada pela primeira vez com 4 anos e pela segunda vez com 9. As operações funcionavam sempre e corrigiam o problema, até eu crescer mais um bocadinho e voltar tudo ao mesmo, porque o enxerto não acompanha o crescimento.

Negligência

Fui muito gozada na escola e sofri muito por achar que não era tão bonita quanto as outras raparigas só porque tinha os olhos tortos. E acreditem que isto durou até entrar na universidade.
É difícil vermo-nos através da opinião dos outros e eu passei muito tempo a ouvir e a acreditar naquilo que me diziam que, ainda hoje me é difícil aceitar um elogio e acreditar quando me dizem que sou bonita.

Passei muito tempo a fingir ter uma confiança que não tinha, a fugir de fotografias, a esconder os olhos o máximo que podia e a evitar olhar de frente para as pessoas com quem falava...
Apesar disso, aprendi a aceitar a minha condição, mas isso não me impede de querer fazer uma última operação para corrigir de vez o problema!
Ao menos assim, não terei de fugir de fotografias nem de passar horas a escolher uma em que não se note muito o problema...

Negligência

Neste momento tenho uma consulta marcada e espero em breve poder mostrar-vos um bom "antes e depois". De certeza que me vou sentir uma mulher muito mais confiante!


9 comentários:

  1. Continuas a ser muito bonita. A diferença está no teu interior, em sentires-te bem. A sociedade tem sempre muito que criticas e quando resolves uma coisa, descobrem rapidamente outra. As pessoas são genuinamente más. Não ligues. :)
    _Telma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio e pela força... Eu fui aprendendo a lidar com a situação e fui tentando ultrapassá-la. Mas saber que havia solução sempre me despertou a vontade de o fazer. E já ter tentado duas vezes ainda espicassa mais essa vontade.

      Eliminar
  2. Se é o que queres, só posso desejar que tudo corra bem e que fiques feliz com o resultado final :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras! Há-de correr tudo bem! Depois mostro aqui...

      Eliminar
  3. Estas linda, quando era pequenina trocava o olho direito e fizeram tudo ao contrário, taparam o direito em vez do esquerdo +ara forçar...etc etc. Aos 6 anos fui de urgência operada em Coimbra já estava a ficar cega. Atualmente estou óptima mas podia não usar lentes nem óculos.. por causa de erros que cometeram..

    ResponderEliminar
  4. Força nisso !! Eu acredito em ti e sei que és capaz !!! E acredita tu és muito linda ! Não deixes que te metam a baixo pois acredita nunca ninguém se encaixa a 100% na sociedade nem mesmo os mais "perfeitinhos" a sociedade tem sempre alguma coisa para nós meter a baixo e eu digo te isto pois fui muito gozada desde primaria ate ao secundário de tudo e mais alguma coisa, todos os anos trocavam o motivo por que me gozavam ... e eu nesse aspeto compreendo-te e sei o quanto frustrante é!
    Espero que toda tudo bem contigo.
    Beijinhos
    blog- https://ritacheeksandfreckles.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras de força. E se eu consigo, tu também consegues!

      Eliminar
  5. Toda a beleza da mulher vê-se na sua força interior, que tudo corra bem, beijinhos 🌷

    ResponderEliminar