A Minha Primeira Experiência Profissional - Clothes Up

sábado, 5 de agosto de 2017

A Minha Primeira Experiência Profissional

Decidi trazer de volta as "Confessions" para vos contar esta minha experiência!

Quando andei na faculdade tive bolsa de estudos e, por isso, nunca pude trabalhar. É óbvio que ia tentando fazer pequenos trabalhitos para ganhar algum dinheiro mas tinham de ser daqueles pagos por fora em que nada fosse declarado e descontado.

Como devem calcular, não há muitas empresas que façam trabalhos assim e, por esse motivo, não tinha grande curriculo quando comecei à procura do meu primeiro emprego depois de acabar o curso.

Quando enviava CV's para trabalhos full-time diziam-me que não tinha experiência e que não me podiam colocar. Pensei e decidi enviar também para par-times e para estágios remunerados, sendo que a maior parte desses são do IEFP.


Confessions



Fui a várias entrevistas e nada! Passaram 5 meses desde que acabei o mestrado até ao dia em que arranjei qualquer coisa. E a situação foi assim:

O meu namorado tinha um colega a trabalhar numa empresa que estava a precisar de mais gente na área da programação (que é o que ele faz). Ele foi à entrevista e, conversa puxa conversa, falou sobre mim para uma posição de marketing que também estava em aberto lá.

Fui à entrevista no dia a seguir e, nessa mesma tarde, disseram-me que ficava e que começava na semana seguinte.

Na entrevista e na primeira reunião antes de começar a trabalhar, definimos que iria ser estágio do IEFP e que, como não havia mais ninguém de marketing naquela empresa, o dono me iria ajudar em tudo o que precisasse.
Definimos uma lista de tarefas e o trabalho começou.

Como as regras do IEFP mudaram, concordámos que até vir o estágio receberia um X de dinheiro por fora tipo ordenado.

Ao início, o trabalho correu às mil maravilhas. Depois, comecei a não ter nada para fazer e não me diziam o que mais era preciso. Passado dois meses, começaram a despedir pessoal e passaram-me para part-time até vir o resultado do estágio. No mês a seguir, disseram-me que não tinham mais dinheiro para me pagar e para não ir trabalhar a partir do inicio de Julho.

Recebi tudo o que tinha a receber e até recebi todos os meses como full-time, mas foi uma daquelas situações desagradáveis! O que vale, é que saí de lá e passado uma semana já estava noutro sítio!

Agora estou novamente à espera de estágio do IEFP. Será que resulta?
Gostam deste tipo de posts, querem ver mais "Confessions"?

4 comentários:

  1. Este tipo de posts mais pessoais só servem para aproximar o blogger aos seus leitores. A tua situação realmente não foi a mais feliz mas espero que a partir de agora seja mais sorridente e que consigas crescer profissionalmente (por mais difícil que seja).

    Boa sorte!

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras de incentivo e apoio. Por enquanto, já estou há um mês no novo trabalho e tem corrido bem!
      Só falta é vir o estágio!

      Eliminar
  2. Hello Cláudia.
    Em primeiro lugar dizer que gosto muito deste tipo de posts, podes continuar :)
    Relativamente à situação, infelizmente é o pão nosso de cada dia.
    Por acaso o único estágio profissional que fiz até aos dias de hoje, já estava aprovado antes de eu entrar e por isso correu tudo bem, mas sei que a tua realidade é a realidade da maioria das pessoas com estágios do IEFP por aprovar.

    Esperemos que desta vez tenhas mais sorte. Vou estar a torcer por um próximo post a dizer que correu tudo bem.
    BEijinho e muita sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passou um mês e ainda estou à espera da resposta, mas, por enquanto, parece estar tudo a correr bem.
      Depois partilho aqui como correu tudo!

      Eliminar