Poupar Dinheiro Quando Se Vive Com Os Pais - Clothes Up

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Poupar Dinheiro Quando Se Vive Com Os Pais

Poupar dinheiro nem sempre é fácil, mas fazê-lo quando se vive com os pais pode ajudar!

Poupar

Toda a gente passa por várias fases de poupança à medida que vai crescendo. Quando somos pequeninos guardamos todas as moedinhas que encontramos no nosso mealheiro, mas, quando crescemos, fica tudo mais difícil.
Começamos a trabalhar e a ser considerados "adultos" e começamos a ter responsabilidades financeiras que já não fazem sentido estar a cargo dos nossos pais.

E nessa altura, como é que podemos poupar dinheiro?

Sinceramente, cada pessoa há-de ter os seus truques e alguns hão-de funcionar melhor com umas pessoas e outros com outras. Estes truques que vou deixar aqui hoje são os que eu tenho usado para juntar algum dinheiro desde que comecei a trabalhar. (E lembrem-se que estou quase há um ano sem trabalho fixo e não quis voltar a ser encargo da minha mãe).

Gerir as contas e os encargos

O primeiro passo é saber logo à partida quais são os nossos gastos fixos. Quanto dinheiro do nosso ordenado vai sair quase automaticamente?
Morando com os pais não temos renda para pagar, nem contas de água e luz... mas temos o telemóvel, o passe ou o combustível do carro. Só depois de pensarmos neste dinheiro como "inexistente" na conta bancária, é que podemos pensar na poupança.

Gastar de forma controlada

Não adianta pensar em poupar se formos pessoas que compramos tudo e mais alguma coisa que nos aparece à frente. Ninguém tem de entrar em abstinência de compras, mas, também não faz mal nenhum criarmos uns objectivos e gastarmos de acordo com eles.
Por exemplo, "preciso de um telemóvel novo, vou evitar comprar roupa que não preciso até ter dinheiro para o telemóvel".

Criar uma conta poupança

Há várias maneiras de tirar proveito de uma conta poupança. Uma das maneiras é simplesmente decidir "mal receba, retiro X para a conta". E vive-se só com o resto que ficou na conta corrente.
Outra delas pode ser, "acabando o mês, passo todo o dinheiro para a conta poupança e deixo só X na conta corrente até receber novamente".
É mesmo só perceber qual é a melhor opção para cada pessoa... ah e nunca ir à conta poupança retirar dinheiro sem ser para coisas mesmo importantes ou para os objectivos estabelecidos anteriormente.

Aproveitar o subsídio de alimentação

Nem toda a gente recebe o mesmo valor de subsídio de alimentação, é verdade... mas também é verdade que não é preciso gastá-lo mesmo em comida.
Se levarmos marmita para o trabalho, evitamos gastar esse dinheiro em comida e já ficamos com um extra que pode ser poupado.
Podemos decidir passar um mês ou outro em que em vez de gastar o ordenado, só gastamos o subsídio (caso este vá para a conta), podemos usar o "cartão porta-moedas" onde vem o subsidio, em vez de usar o cartão de multibanco ou, caso o subsídio seja em cartão que só dá mesmo para supermercados e restaurantes, podemos emprestá-lo aos nossos pais, eles pagam com o cartão e dão-nos em dinheiro depois.

Eu tenho feito assim para me gerir nestes tempos. E vocês, têm algum truque?

8 comentários:

  1. Quem me dera ter lido estas dicas quando vivia com os meus pais, sempre tinha poupado algo visível. Quando vim para a minha casa, há seis anos atrás, fiquei lisa num instante xD
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando a tentar por isto em prática. Trabalhei 8 meses e paguei a minha operação. Agora estou sem trabalho há quase um ano e ainda tenho uma reserva pequenina

      Eliminar
  2. Gostei bastante destas dicas, achei muito úteis! :)

    www.sixmilesdeeper.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, são mesmo úteis!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/10/os-meus-novos-tenis-puma-basket-heart.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas, realmente viver com os pais é um privilegio e devemos aproveitar ao máximo. Acho que ter prioridades também é essencial.
    Flowers and Lipsticks | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade... E por mais que se queira sair de casa dos pais, hoje em dia é muito difícil .. Por isso, nada melhor que aproveitar

      Eliminar