Fui Despedida ... De Um Estágio - Clothes Up

domingo, 7 de outubro de 2018

Fui Despedida ... De Um Estágio

Já vos contei as minhas experiências profissionais até agora, mas nesta última fui despedida!

É que já não bastava ter estado 3 meses numa empresas à espera de estágio e a empresa ter fechado antes de ser aprovado e depois ter estado noutra que me mandou embora depois de trabalhar 5 meses "ilegalmente" enquanto o IEFP decidia se aprovava ou não o estágio... Agora isto!

Despedida

Então comecemos do início... Em Agosto fui a uma entrevista numa clínica dentro do edifício da Maló. Na entrevista foi-me dito que o estágio já tinha sido aprovado pelo IEFP e que bastava escolherem uma pessoa para dar início às funções.
Fiquei super satisfeita com isso... era a primeira vez que ia a uma entrevista de estágio em que o estágio já estava aprovado! Ao menos, se fosse escolhida, nunca teria de trabalhar ilegalmente até aprovarem tudo...

O dono da empresa, que me estava a entrevistar, explicou que o estágio seria para nível 6 que é o da licenciatura e como eu tenho mestrado, se ficasse, teria de assinar um papel em como não me importava de fazer estágio com um nível inferior. Está bem que isso implicava ganhar menos, mas eu só queria arranjar uma coisa decente para fazer dentro da minha área...

A parte estranha da entrevista foi quando o dono da empresa me disse que teria de fazer part-time marketing e part-time recepção e que como não havia uma sala para me colocarem, as horas de marketing seriam feitas em casa. Eu expliquei que o meu intuito era trabalhar em marketing e que não tinha qualquer interesse nem formação para ser recepcionista. A resposta foi: "a recepção é pouco tempo... é só até eu ter dinheiro para contratar uma recepcionista"
Não fiquei nada confortável nem satisfeita mas decidi arriscar. Podia ser que a parte de marketing prevalecesse à da recepção e que a empresa crescesse e contratasse alguém sem eu precisar de passar por esse posto...

Disseram-me que tinha sido a escolhida e que começava na semana de dia 10 de Setembro. No primeiro dia que fui assinei um contrato e o dono da empresa explicou-me o trabalho que tinha pela frente.
Achei estranho assinar só um contrato, quando o mesmo dizia que tinha de assinar três (um para mim, um para a empresa e um para o IEFP), mas pensei que o IEFP podia ter pressa e que assinaria os outros dois mais tarde.

Nos primeiros dias fui fazendo o que tinha de fazer enquanto dividia sala com o dono da empresa (que é médico). A sala era o consultório dele e nem sempre dava jeito eu estar lá... Cheguei a ter de ir trabalhar para a sala de tratamentos em cima de uma marquesa porque ele tinha uma reunião!
Como só aconteceu uma vez, deixei andar... mas havia outra coisa a chatear-me!

Diziam-me "Faz um cartaz moderno para pôr na recepção com o tema do mês". Eu fazia. Diziam que adoravam e no dia seguinte estava outro cartaz feito.
Disseram-me para escrever dois artigos. Elogiaram e disseram que não era preciso mudar nada... Até hoje não foi publicado porque depois decidiram mudar o texto.
Isto aconteceu para tudo o que fiz! Tudo o que ia criando ia sendo feito de novo. Não eram pequenas mudanças, eram alterações totais!
Pedi para que o dono da empresa me explicasse coisas, tentei tirar dúvidas e nada... Nunca me respondia, porque não queria ou porque não sabia!

Mas a gota de água para mim foi quando me dirigi ao dono da empresa e expliquei que o computador não deixava aumentar a luminosidade. Disse-lhe que por ter sido operada só posso passar muitas horas ao pc se este tiver luz suficiente para não fazer reflexo. Falei nisto três vezes! E nada!!!

Na sexta feira dia 21 estava sozinha na clínica a tentar trabalhar, cheia de dúvidas que tinha de perguntar por mail e que não tinham resposta... Depois de almoço começaram a doer-me os olhos porque o computador estava escuro demais.
Decidi mandar um mail ao dono a informar que mesmo com a luz do consultório apagada e com as persianas fechadas eu não conseguia ver nada e que não podia trabalhar assim por causa da minha saúde!
Aproveitei e perguntei se era possível esclarecer-me dúvidas e ensinar-me mais coisas visto que estava num estágio...

O dono da empresa ligou-me logo. Disse que achava que eu estava a exagerar com a questão dos olhos mas para ir para casa!
Durante a noite, tirou-me da página de Facebook da empresa e na segunda-feira seguinte chamou-me para uma reunião e disse: "Como o estágio não está a funcionar, assina em como tens conhecimento que termina hoje que eu vou pedir um estagiário substituto".

Assinei e vim embora. No dia seguinte fui ao IEFP que ainda não sabia de nada e já mandei um mail a quem de direito a explicar tudo isto!

Apesar de eu ser jovem e querer trabalhar não me posso sujeitar a tudo, muito menos quando as coisas incumprem o contrato e me afectam a saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário