This Or That | App Airbrush Vs. Facetune - Clothes Up

sexta-feira, 25 de maio de 2018

This Or That | App Airbrush Vs. Facetune

Diz-se que o Airbrush é uma imitação grátis do Facetune, mas será que são mesmo iguais? Vejam neste This or that!

Eu sei que já vos falei aqui sobre a app Airbrush e de como eu a uso. E sinceramente, acho que até vos disse que só a instalei porque o Facetune ainda não tinha versão gratuita para Android. Mas, agora que já tem, tive de ir experimentar, para vos conseguir dar a minha mais sincera opinião.

App

Definição e Avaliação:

Tanto o Airbrush como o Facetune estão disponíveis para Android e Iphone, sendo que o Facetune tem duas versões. A primeira versão é paga e sem anúncios e a segunda é grátis mas com publicidade.
Ambas as aplicações se definem como um editor de fotografias rápido e fácil de usar em que, com pequenos toques, se conseguem fazer ajustes para uma edição subtil e realista.
Tanto uma aplicação como a outra têm mais de 4 estrelas, quer na App Store, quer na Google Play.
Como me vou focar na versão grátis do Facetune (ou Facetune2), devo dizer que há muitas críticas em relação à quantidade de anúncios!


Ferramentas:

Começando pelo Airbrush - A partir do momento em que escolhemos uma fotografia, aparecem duas linhas de ferramentas. A primeira ferramenta chama-se "Magic" e, tocando nela, são efectuadas várias edições automáticas. Nesta App, podemos escolher a categoria que queremos, entre "Beleza", "Ferramentas", "Maquilhagem" e "Filtros".
O Facetune só tem uma linha de ferramentas, mais na base da beleza, mas, no fim dessa linha, encontramos filtros e molduras.

É óbvio que existem ferramentas iguais nas duas apps, mesmo que os nomes ou o desenho que as identifica sejam diferentes.
Nas duas aplicações, encontramos uma ferramenta de "smooth" que disfarça os poros da pele. A ferramenta branqueadora, indicada para melhorar a cor dos dentes ou todos os outros brancos da imagem. Encontramos também a ferramenta que dá brilho aos olhos ou mais detalhes em certos pormenores das fotografias.
Da mesma forma, os dois editores possuem ferramentas para tirar o acne e para mudar a posição de algumas coisas, ajustando ângulos, por exemplo.

As maiores diferenças estão no facto do Facetune ter ferramentas para mudar cores, enquanto o Airbrush só faz isso com tons de pele. O Facetune também tem uma ferramenta para corrigir os olhos vermelhos.
Em compensação, o Airbrush, para além de nos deixar corrigir ângulos, também permite, aumentar e reduzir certos elementos das fotografias, apagar rugas, disfarçar olheiras e "esculpir" o rosto.

De referir que em cada uma destas ferramentas existe uma borracha que permite apagar as alterações feitas.

Utilização:

A maior parte das ferramentas funciona de forma muito intuitiva. É só chegar, passar o dedo e já está.
Mas, a meu ver, o Airbrush consegue ser mais fácil de utilizar. Por exemplo, na questão de disfarçar borbulhas: no Airbrush, escolhe-se a ferramenta "Acne", faz-se zoom na imagem para que a borbulha fique dentro do circulo, e ela desaparece, enquanto no Facetune, tem de se posicionar um circulo na borbulha e andar com outro circulo pela cara, até se descobrir uma zona com a textura igual à que se pretende. (se pensarmos bem, esta ferramenta pode ser muito útil em pequenas correcções fora da cara).

Outra ferramenta em que a utilização difere bastante é o "Reshape" (Airbrush) ou "Reformar" (Facetune), isto porque no Airbrush se tivermos alguma coisa numa posição estranha, basta chegar lá e ir arrastando lentamente para onde queremos (um toque de cada vez), enquanto no Facetune, se usarmos o "Reformar" mexemos a imagem toda e não só o ângulo que estava estranho. O ideal é, dentro desta ferramenta, escolher a opção "Refinar", que mexe de maneira mais discreta e até mais rápida que no Airbrush..

De resto, há outro ponto a dar ao Airbrush! Sempre que estamos dentro de uma ferramenta e clicamos na borracha, esta mostra-nos, a azul, a área onde usámos a ferramenta. Assim sabemos onde temos de apagar ou o que falta corrigir!
Mas nem tudo é negativo no Facetune, muito pelo contrário! Acho perfeito que todas as funcionalidades, quando estão a ser utilizadas, parecem ter uma noção das linhas e não ultrapassam certos limites a não ser que façamos por isso! Além disso, a ferramenta "Tons", permite corrigir zonas machadas e mudar os tons de algumas coisas. Não se pode é pintar simplesmente. Tem de se passar suavemente com o dedo nas zonas onde queremos mudar a cor!O pior de tudo, ainda são os anúncios! A cada mudança que façamos, lá estão eles!

Resultado:

Os resultados são muito parecidos, é verdade... Mas vai sempre tudo depender da nossa vontade de perder tempo na edição.
Vejam as imagens a baixo (que escolhi de propósito por ter zonas muito escuras) e comparem por vocês mesmos:

AppAppApp
                          1 - Foto Original;                           2 - Airbrush;                            3 - Facetune

Comparando ponto a ponto:
A ferramenta branqueadora, usado no seu potencial máximo (pintando, sem tentar ter transparência na cor) apresenta um resultado praticamente igual.
A ferramenta de detalhes, usado nos olhos, unhas e brincos, acaba por ter pouco impacto em qualquer uma das opções porque a imagem não tem luminosidade suficiente para lhes dar força.
A ferramenta de tom de pele tem um ar mais realista no Airbrush, pois no Facetune deixou a pele pouco luminosa e ligeiramente granulada em algumas zonas.
A ferramenta "Reshape"/"Refinar", no Airbrush consegue diminuir a quantidade de cabelo perto da orelha e na testa, mas, no que toca ao coque, é muito mais prática no Facetune.

Agora numa imagem de corpo:

facetunefacetunefacetune
                         1 - Foto Original;                             2 - Airbrush;                             3 - Facetune

Comparando novamente ponto a ponto:
A ferramenta branqueadora ficou, outra vez, com um resultado semelhante. Mas, se olharmos bem, na foto com Airbrush parece que os diferentes tons de branco não estão bem fundidos uns nos outros, parecendo mal esbatido.
A ferramenta de detalhes ganha muito mais poder na foto do Facetune. Os brincos e os olhos ficaram bem mais vibrantes e perceptiveis!
Depois usei a ferramenta de refinar para puxar a cintura das calças mais para cima e dar um pequeno "pop" no rabo, mas de forma discreta. No Facetune foi muito mais fácil subir a cintura das calças, mas o rabo e as pernas não ficaram tão naturais como eu queria! Também usei esta ferramenta na testa e os resultados ficaram quase iguais.
Para tirar o prego na parede, usei a ferramenta do acne. Como é numa parede, não foi difícil trabalhar com a ferramenta de remendar no Facetune.
Com um tom de pele mais escuro, defini a barriga. Achei mais fácil no Airbrush porque a cor sai sempre igual por mais que passemos o dedo. No Facetune, é preciso uma passagem rápida e suave para ter o mesmo resultado.
Por fim, fui à área de maquilhagem no Airbrush e dei uma corzinha à minha pele. Coisa que não dá para fazer no Facetune. Ainda tentei usar a ferramenta "tons" mas não gostei de ver.

Tendo em conta esta análise, digo-vos mesmo que adoro as duas aplicações, apesar de ambas diminuírem a qualidade da foto.
Acho que é mesmo uma questão de hábito no que toca ao funcionamento das ferramentas. Por isso, é experimentar para saber qual preferem!

Eu como estou mais habituada a usar o Airbrush, prefiro continuar com ela, apesar de querer algumas features que o Facetune tem! E, talvez... mas só talvez, se o Facetune grátis não tivesse tantos anúncios... eu poderia mudar a minha escolha!



2 comentários:

  1. As duas aplicações parecem-me ser bastante boas!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm alguns truques que diferem, mas fazem as duas basicamente o mesmo!

      Eliminar