(QUASE) TUDO SOBRE DEPILAÇÃO - Clothes Up

quarta-feira, 24 de junho de 2015

(QUASE) TUDO SOBRE DEPILAÇÃO

O verão já começou, o sol já cá anda a aparecer e chega aquela altura em que queremos estar perfeitas e prontas para a praia em qualquer altura.

Sendo assim, hoje tenho este post em que tento falar um bocadinho de cada tópico possível sobre depilação...

Toda a gente sabe que tanto homens como mulheres fazem a depilação e toda a gente sabe também que os sítios onde, em média, é necessário fazê-la variam consoante os sexos e, também consoante as pessoas.
O nosso querido Wikipedia diz que os sítios que mais de depilam em homens e mulheres são estes:

Tipos de depilação:


- Depilação temporária
        - linha
        - cera
        - gilete
        - pinça
        - creme
        - máquina

- Depilação definitiva
        - laser
        - luz pulsada

Depilação com linha


Através do entrelaçar e deslizar de uma linha de algodão sobre a pele, retira os pelos desde a raiz.

Esta técnica é aconselhável a pessoas com peles mais sensíveis porque não corta, queima ou causa alergias ou irritações. 
Outro dos benefícios é o retardamento do crescimento do pelo, após as 3 primeiras sessões ajuda a desencravar pelos e aclara ainda a pele deixando-a muito suave. Esta é uma das melhores técnicas para sobrancelhas pois é muito mais delineadora e oference um resultado perfeito.

Em Portugal, surgiu com a empresa especialista em Threding e styling de sobrancelhas, a WINK.

Depilação com cera


Consiste em passar uma cera especial na pele e puxar para tirar os pelos. 
Existem dois tipos de cera, a fria e a quente. A cera fria é mais prática porém, não tão eficaz. Com esta, basta aquecê-la ligeiramente com as mãos, aplicar e retirar. A cera quente é o melhor de todos os métodos existentes. A cera vem sólida e deve ser colocada num recipiente para que possa ser bastante aquecida, depois, ainda quente, coloca-se no local e retira-se os pelos puxando. Esta cera não pode ser usada fria pois perde completamente a sua eficácia e também não é recomendado que se reutilize a cera depois de aquecida. 
Apesar de ser o melhor método de depilação, tanto a cera quente como a fria irritam muito a pele. Em ambos os casos os pelos são retirados pela raiz sendo que a cada depilação, os pelos nascem mais fracos e finos.
O ideal é fazer uma esfoliação alguns dias antes da depilação para facilitar a remoção dos pelos encravados. Após a depilação deve passar-se um gel calmante para aliviar a vermelhidão.

Depilação com gilete


Este método é capaz de ser o mais utilizado por ser o mais rápido... É só ter uma gilete à mão e já está. Passa-se aqui, passa-se ali e os pelos desaparecem.
Esta é uma daquelas técnicas de depilação que marca muito a pele, não sendo recomendada a peles sensíveis pois pode criar irritações e, para quem tiver mais pressa ou se alguma lâmina estiver danificada, pode até mesmo, fazer alguns cortes.
Para um melhor resultado, deve passar-se a lâmina no sentido oposto ao do crescimento dos pelos, ou seja, na perna, de baixo para cima e, no caso da axila, como não existe um padrão, deve ver-se qual é o sentido. 
Esta não é uma técnica muito eficiente porque não arranca os pelos, corta-os, sendo necessário que se faça mais vezes que com algumas das outras formas de depilação.

Depilação com creme


Consiste num creme com composições químicas que deixa o pelo mole para tornar assim fácil a retirada. Deve-se aplicar o creme de forma generosa no local onde se deseja retirar os pelos. Depois disso é preciso aguardar cerca de 10 minutos (depende do creme) e tirar com uma espátula, esponja ou toalha húmida. 
A não ser que a pele seja extremamente sensível ou tenha alergia a algum componente do produto este é o único método em que não há irritação na pele. Apesar de não haver irritação este é dos piores método de depilação pois os pelos não são tirados da raiz, crescendo bem mais depressa que com os outros métodos.
Em compensação é o único método que não causa dor.

Depilação com pinça


Embora seja um método muito trabalhoso e demorado, a depilação com pinça remove os pelos pela raiz, diminui o crescimento e afina os pelos. Esse tipo de depilação é mais indicada para regiões mais delicadas como a sobrancelha, o buço e as axilas.

Depilação com máquina


Este método consiste em usar um aparelho eléctrico que pode ter vários tipos de cabeças. Algumas das cabeças são apenas de corte, tendo o mesmo efeito que a depilação com gilete. Outras são compostas por um conjunto de pinças que, através de movimentos de rotação arrancam os pelos desde a raíz, sendo tão eficaz como a depilação a cera.
As cabeças de pinças, devido aos movimentos rotativos causam alguma dor, não sendo recomendado a quem tem pele sensível.

Depilação a laser


 Sempre que se fala em depilação a laser, a primeira coisa que vem à cabeça é que se trata de um método definitivo, mas não é. Este procedimento elimina cerca de 30% dos pelos a cada sessão e é capaz de bloquear o crescimento de até 80% deles até o final do tratamento e os 20%  restantes nascem mais finos e espaçados. O tempo que dura esse resultado é relativo e varia de pessoa para pessoa.
As aplicações de laser durante um tratamento geralmente são feitas a cada 30 ou 40 dias, em média. Porém o tempo que vai demorar a eliminar os pelos também é relativo, pois depende da região do corpo a ser depilada, do tipo de laser, da produção de hormonas, da cor da pele e da cor dos pelos, podendo variar de 5 a 8 sessões, em média. 

Depilação com luz pulsada


Assim como o laser, a luz pulsada é atraída pelo pigmento que dá cor ao pelo, liberando um calor localizado e  rápido que provoca a destruição parcial ou total do pelo. Normalmente, o que ocorre é miniaturização do pelo após cada sessão, ou seja, ele fica tão fino que não é visível a olho nu. Quanto mais preto e grosso, maior a chance de ser destruído em poucas sessões. Já o pelo de cor intermediária requer múltiplas sessões. A principal vantagem do método é que este tipo de depilação pode ser definitivo se a pessoa não tiver nenhum desequilíbrio hormonal. 
Apesar de não causar dor, há que ter cuidado, principalmente para quem tem a pele mais escura, porque a luz pulsada é atraída pela melanina, podendo causar algumas manchas se mal aplicada.


Agora que já conhecemos todos os métodos, vamos a algumas dicas para fazer a depilação em casa.
1 - Toma banho antes da depilação - a água morna relaxa a pele e facilita a remoção dos pelos, pois os folículos e poros estão menos contraídos
2 - Hidrata regularmente - uma pele hidratada é mais elástica e menos sensível  lesões, por isso, vai ser mais fácil arrancar os pelos com menos  risco de irritar a pele
3 - Não hidratar antes da depilação - a hidratação deve ser rotina mas não se deve usar  cremes e loções antes da depilação porque o produto recém aplicado forma uma película sobre a pele que dificulta a aderência aos pelos
4 - Usa aloe vera ou rosa mosqueta depois da depilação - estes dois ingredientes presentes em cremes e loções ajudam a acalmar a pele 
5 - Faz exercício - o exercício ajuda a tornar a pele mais elástica e ao mesmo tempo mais tonificada, o que ajuda numa remoção de pelos com menos dor
6 - Esfolia regularmente - a esfoliação remove as células e o tecido morto. Uma esfoliação regular faz com que a pele seja mais elástica, facilitando a aderência de ceras e cremes depilatórios
7 - Evita roupa apertada depois da depilação - geralmente a pele fica afectada depois da depilação e não convém prolongar a dor usando roupas que apertem ou rocem ainda mais
8 - Usa gelo ou compressas geladas depois da depilação - havendo falta de cremes relaxante ou regeneradores, o mais fácil é aplicar coisas frias em cima da pele irritada para facilitar a regeneração da pele
9 - Bebe água - tal como é importante hidratar por fora, também é importante hidratar por dentro
10 - Não faças a depilação durante o período -  nós ficamos sempre mais sensíveis nessa fase e por isso sentimos mais a dor e a probabilidade de irritações e vermilhidão é maior

Foi suficiente, ou queriam sabem mais coisas?
Eu admito que aprendi algumas coisas com estas dicas... Hei-de ver se funciona

Sem comentários:

Enviar um comentário