(QUASE) TUDO SOBRE CONTORNO E ILUMINAÇÃO - Clothes Up

sexta-feira, 18 de abril de 2014

(QUASE) TUDO SOBRE CONTORNO E ILUMINAÇÃO

Depois de vos mostrar algumas das coisas mais importantes sobre como escolher e aplicar a base, venho mostrar-vos como realçar a nossa beleza através do bronzer e do iluminador, como forma de contorno e iluminação

Hoje em dia há várias formas de realçar-mos as feições que mais gostamos, umas antes da base, outras depois...

O processo pré-base, geralmente envolve uma espécie de correctores em mousse ou algo assim "grosso", uns mais escuros, outros mais claros que o nosso tom de pele.


 Esta paleta é um dos exemplos perfeitos, apesar de também trazer correctores coloridos. Como dá para ver, a paleta traz vários tons de corrector que podemos adaptar ao nosso tom de pele, os correctores coloridos e um iluminador - daqui podemos ter vários usos, o de corrector tradicional e o de contorno que vos trago hoje.

Ao aplicar correctores deste género para realçar as nossas feições, temos de ter alguns cuidados sobre as áreas a delinear.


Esta imagem mostra que com o tom mais escuro devemos criar sombras, gerar a ilusão de profundidade. O tom mais claro é usado com o intuito oposto, de chamar a atenção para essas áreas, realçando-as. Isto é óptimo para estreitar o nariz, realçar as maçãs do rosto, fazer a testa parecer mais pequena e, até, afinar o queixo.
Depois é só passar a base por cima...

Existe, também, quem use blushes por baixo da base mas, eu prefiro por cima.

Agora, no que toca a processos pós-base, eu, geralmente, começo pelo blush. Depois, parto para o bronzer, que pode vir, tal como o blush, em vários tipos e tons, sempre mais escuros que o nosso tom de pele.
Os bronzers podem ser matte para um toque mais natural, ou com brilho, para algo mais marcante, perfeito para a noite.  
O objectivo do bronzer é afinar e definir, através do sombread,o algumas áreas do rosto como o "côncavo" da bochecha (parte oca quando se faz boca de peixe), as têmporas, laterais do nariz, em baixo do queixo, ao longo da linha do cabelo e entre os seios (dá ilusão de seios maiores).

Por fim, uso o iluminador que é, geralmente, um pó mais claro que a pele (muitas vezes parece branco mas é quase translúcido) e que, também, contém brilhos.
 O objectivo do iluminador é realçar e tornar mais proeminentes as áreas onde será passado, como a parte superior das maçãs do rosto, em baixo dos olhos, descendo pelo centro do nariz, no osso abaixo da sobrancelha, cantos da boca e no meio do queixo.  




Eu como sou meio preguiçosa, uso o iluminador apenas de modo a formar uma espécie de "C" no canto exterior do olho, indo desde o ossinho debaixo da sobrancelha até ao ossinho acima das maças do rosto e só uso o bronzer naquela zona da "boca de peixe" e no contorno do cabelo.

A utilização destes produtos depende única e exclusivamente de quem os usa e daquilo que se tenciona realçar ou disfarçar com eles mas, mostro-vos algumas sugestões de acordo com os formatos de cara.

 

Antes e depois




2 comentários: